São doenças crônicas não transmissíveis, são inflamações ocultas que se instalam logo na juventude mas a pouco ganham terreno no interior do nosso corpo porque a nossa nutrição não é adequada.
O brasileiro mudou muito sua alimentação, dimiui em grande escala os grãos e cereais e passou a comer fast food, em função da vida hodierna; mas este é um perigo, aquele que não cuida da saúde provavelmente não valoriza o meio ambiente. Ambos tem tudo a ver com qualidade de vida.
Hoje as autoridades do Ministério da Saúde estão preocupadas com este tipo de doença porque onera em muito este ministério.
Através da educação temos que saber o que é bônus e o que é ônus.
A alimentação na nossa vida é protagonista e não coadjuvante.
Desta maneira poucos ainda entendem o que é suplementação nutricional, muitos a acham de custo elevado, porém se esquecem que estes elementos estão a favor da vida e não contra, como é o caso do tabagismo e bebidas alcoolicas.
Tudo se trata de opção, mas nutrição é questão de disciplina.
DESNUTRIÇÃO
A desnutrição está ligada com as doenças infectocontagiosas.
A desnutrição ocorre pela falta de nutrientes, esta falta pode suceder-se de duas formas:
- os tecidos recebem quantidade insuficiente de nutrientes pela pouca ingestão de alimentos nutritivos, ou
- pela ingestão inadequada pois podem ocorrer processo que impeçam os nutrientes de chegar as células em quantidade suficiente como por exemplo: DISGESTÃO OU ABSORÇÃO DEFICIENTE; METABOLISMO ALTERADO, EXCREÇÃO AUMENTADA.
Há outros fatores que também estão ligados:
- poucos recursos para a alimentação
- baixa renda
- doenças
Este quadro permite que o indivíduo tenha sua capacidade de trabalho reduzida, proporcionando uma baixa produção comprometendo sua renda. É preciso que os profissionais da área passem a considerar a importância não só da superação de doenças como também da promoção de saúde e nesse aspecto a NUTRIÇÃO desempenha um papel relevante.
Dai pode-se concluir que a nossa nutrição é celular e em certos casos se necessita de uma suplementação natural.
É o que falaremos no nosso próximo encontro.